-
Arquitetos: Sandra Micaela Casinha Atelier
- Área: 230 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Cosentino, Aleluia Cerâmicas, Banema, Cortizo, Gohome, JNF, Margres, Ofa Torneiras, Pladec, Sanitana, Webber isolamentos
"Dizem que as flores são todas palavras que a terra diz", Fernando Pessoa.
Como uma flor, a casa "pátios de pétalas " alimenta-se e protege-se do sol. Toca no chão singelamente, com um grande envidraçado em "U”. Uma parede curva interna estrutural que juntamente com o coração da casa (as escadas), constrói o seu interior. As pétalas da flor abraçam todo o piso superior. No seu movimento organicista, vão aparecendo os vãos, os pátios. Para reforçar a sua presença, limitamos o uso a três materiais: O branco, que desenha as pétalas, o alumínio e o vidro. Assim, as pétalas ganham mais expressão, mais “corpo”.
O piso inferior, maioritariamente um grande envidraçado em U, é onde singelamente as pétalas pousam. Também aqui avistamos três materiais, "leves", o vidro, alumínio e madeira, sempre com o mesmo objetivo: realçar salientar o ator principal: o volume branco organicista.
No interior da flor, tal como já referenciado, uma parede com as suas curvas e contracurvas organiza, cria transições, encaminha... ou não ... aos diferentes espaços que vão aparecendo... Fluido, conectamos de espaço para espaço, com a visão ou fisicamente... Um piso desenvolvido num conceito “open space” mas com momentos próprios que lhes dão autonomia e privacidade…
As escadas definem o coração do lar. E é aqui que se sente a continuidade se um piso para outro, da parede sinuosa, curva, estrutural.
Três suites avizinham-se. Cada uma comunica com o seu pátio que, com as suas pétalas de rosas, aconchegam-nos.
Na decoração, sente-se a palete de cores pasteis e “crus” usadas na arquitetura. Mobiliário que potencializa a tranquilidade do lugar, o conforto casual , materiais naturais, simplicidade. Usamos para tal os têxteis e cores neutras e de vez em quando avista-se o verde pastel nas cadeiras, que salientam a cor do mobiliário da cozinha e o papel de parede na sala… Uma mesinha de centro em bambu realça mais a intenção da natureza sempre presente… Candeeiros em bambu e vime, vasos em Vime e madeira maciça, com flores secas e suas cores fantásticas desde o laranja ao lilás. Nalguns momentos usamos o “ouro velho”. Um toque sofisticado, que nos desperta. Assim é a casa de banho de serviço… Lavatórios em tons “crus Contrastam com o candeeiro de pêndulo e com o espelho ambos com a presença do “ouro velho”.
Na suite principal, uma cama de Dossel, acompanhada por duas mesinhas de cabeceira em madeira e dois candeeiros em vime que singelamente aguardam.
O quarto da menina, uma linda princesa, avista-se uma cama que aconchega, um espelho de corpo inteiro, e orienta-se para o grande pátio cheio de luz e de alma.
Assim avistamos a casa "pátios de pétalas ".Paisagem urbana inspirada no natural... vivência interior artificial inspirada no natural... e assim cria-se emoção espera-se encherem-se de risos, sonhos, alegrias e flores... muitas flores...